sábado, 18 de novembro de 2017

VÍCio de viajar



Dezembro de 2004. O Benfica desloca-se a VIC para disputar uma eliminatória da Taça CERS. Uma carrinha de adeptos do Benfica, elementos dos Diabos Vermelhos, viaja até VIC para apoiar a modalidade de eleição do grupo. No regresso, já não muito longe da fronteira portuguesa, um acidente automóvel ceifa a vida a um desses elementos. O Borsky nunca será esquecido.


Outubro de 2015. O sorteio dita que o Benfica vai a VIC num jogo relativo à fase de grupos da Liga Europeia de Hóquei em Patins. Passam mais de 10 anos da tragédia que nos levou o Borsky e nem penso duas vezes: marco a viagem! É tempo de ir render a devida homenagem, marcando presença no último pavilhão onde ele apoiou o clube de todos nós.

E foi assim que, juntando a homenagem, o Benfica, o hóquei em Patins e a fabulosa cidade de Barcelona, comecei a planear esta viagem. Desde logo alguma malta se mostrou interessada e começaram a organizar uma carrinha que saísse de Lisboa. Eu iria de avião, onde já em Barcelona se juntaria um amigo de Londres, e mais tarde se confirmaria também a presença duma velha amiga destas vidas de Benfica. O jogo era em Janeiro, já sabiamos que não haveria muito calor, mas não fazíamos ideia do frio que faria na serra onde se situa VIC.

Sexta feira, saido do trabalho, apanho a C. e rumamos ao aeroporto. O destino é o mesmo, mas o voo é diferente, sendo eu o primeiro a aterrar.
Quando aterro, a primeira boa notícia: o maior rival, na altura líder do campeonato, acaba de empatar em casa com o Tondela. Augurava-se um bom fim de semana. Entretanto aterra a C, e posteriormente o M. Levantamos o carro e seguimos para Barcelona onde nos instalamos no hostel, perto da Sagrada Familia, e saímos para petiscar qualquer coisa e regressámos para descansar.

Sábado, após o pequeno almoço, uma ida até às ramblas para o habitual passeio pela avenida, e para uma passagem pelo mercado de Barcelona, donde seguimos até Camp Nou onde almoçámos e vimos os preços económicos dos bilhetes para um Barcelona - Athletic. Entretanto, a malta da carrinha começava a dar notícias e combinámos encontrarmo-nos em Montjuic. Assim fizemos e tirámos a primeira foto de grupo no Olímpico. Daí regressámos ao Hostel, onde todos tinham de fazer o check-in, e onde entretanto chegava o pessoal oriundo de Paris (1 carro) e da Suiça (1 pessoa).






Após a chegada de toda a gente. lá nos preparámos para seguir rumo a VIC. Uma viagem de 40 minutos, pela serra e pelo frio até chegarmos à porta do pavilhão ainda bastante cedo. A temperatura é baixíssima e enquanto não se abriam as portas a única solução era ficar nos carros com o aquecimento ligado. Frio e vento, a combinação traumática.

Após saudar os jogadores, pouco depois de entrarmos no pavilhão quando faltavam cerca de 40 minutos para o ínicio do mesmo, decorre o aquecimento, findo o qual o azulejo do pavilhão é regado. Começa o jogo e é uma hecatombe. O Benfica sofre golo atrás de golo, e a poucos segundos do intervalo o Benfica perde por inimagináveis 7-0!!! De Portugal vamos recebendo mensagens a perguntar o que se passa porque ninguém entende. Nem nós, ali na bancada, onde vemos uma equipa apática e sempre a escorregar. Poucos segundos antes da buzina do intervalo, Marc Torra marca o primeiro golo do Benfica.


Após o intervalo, aparece uma equipa diferente e a acreditar sempre, como sempre nos caracterizaram. Desta feita é o Benfica que vai marcando golos atrás de golos e chega à desvantagem mínima (7-6), ficando nós com a sensação que com mais uns minutos ainda sairiamos vencedores.  No final, o agradecimento aos adeptos e a nós era tempo de nos refazermos à estrada, na gelada serra a norte de Barcelona, enquanto começava o Estoril - Benfica em futebol de maneira nada agradável: com um golo do Estoril.


À chegada a Barcelona dirigimo-nos para o restaurante onde nos disseram que poderiamos ver o jogo, mas, lá chegados, estava fechado. Alguns batem retirada e seguem para o hostel, nós os 3 dirigimo-nos para o Mac, onde jantamos e aproveitamos o fraco wireless local para ir vendo alguns frames do jogo e acompanhar a reviravolta do Benfica: Mitroglou e Pizzi metem o Benfica na liderança e o Benfica segura-a até ao fim! A noite estava ganha apesar da derrota no hoquei que não era comprometedora (e tanto não foi que nos sagrámos campeões europeus nessa época). Após o jantar, uma ida até um pub junto à Sagrada Família seguindo-se o devido descanso.

Domingo, a despedida do pessoal que tinha longas viagens de carro pela frente e desejos de boa viagem. Aproveitámos para ir até ao Arc del Triomph, um passeio pela marginal de Barcelona, seguindo-se a ida para o aeroporto, com a respetiva entrega do carro e o regresso a Lisboa.
Pouco depois de aterrar, e quando a malta da carrinha entrava em Portugal, o outro candidato ao título perdia o seu jogo na cidade berço. Que maravilha de fim de semana!




Se valeu a pena ? Vale sempre: pelas amizades, pelo Benfica e pela cidade.

E sobretudo, pelo Borsky.



 Em Janeiro há mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário