quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Assistência Champions




Decorrida a primeira jornada da Champions, voltamos a um assunto que nos é muito caro: as assistências. 
O grupo do Benfica não é o mais propício a enchentes, pois sabemos que muitos adeptos portugueses acabam por se empolgar mais pelo adversário do que pelo fenomenal que é acompanhar a sua equipa. Ainda para mais num dia de semana, e às 19:45 (vs as 20:45 ou mais de toda a restante Europa, expceção feita ao Reino Unido).

Temos entao duas formas de analisar os 42146 adeptos presentes na Luz na passada terça feira. A primeira, factual, diz-nos que o Benfica foi um dos 7 jogos (em 16) a superar os 40 000 espectadores no estádio. Na verdade a assitência na Luz foi a 7ª melhor da primeira jornada.

O destaque da semana vai para os mais de 80000 adeptos presentes em Wembley no Tottenham vs Monaco. Terá sido o jogo do Tottenham (finais de taça excluídos) com maior assistência de sempre? Numa comparação nacional podemos ver que, ambos com adversários pouco apelativos (O Besiktas talvez fosse um pouco mais que o Copenhaga devido aos nomes familiares que lá jogam), o Benfica teve uma assistência superior em quase 8000 espectadores.




Esta análise é no entanto, a meu ver, errada. Cada clube tem a sua base de apoio, e a nossa é tremenda. Logo comparar os números a seco faz pouco sentido. Se nos fiarmos, por exemplo, na capacidade dos estádios, assumindo que os estádios estão à dimensão do clube (que não estão), os números ficam totalmente diferentes: o Benfica teve, neste caso, uma das piores percentagens de oupação da primeira jornada.
Reparamos igualmente que o nosso grupo teve 2 das 3 piores percentagens de ocupação, e que o pódio-mau é completado pelo City - Borussia M'Gladbach que foi afectado pelo adiamento do jogo que terá impedido certamente uma assistência superior.
Destaque para a Alemanha com vários jogos e percentagens de ocupação acima dos 75%, uma delas acima dos 90, certamente a única liga a consegui-lo e acredito que o façam em todas as jornadas. Isto não é uma coincidência. Basta averiguar o que por lá se tem feito na promoção do jogo, ao mesmo tempo que é feita a defesa do adepto. Ambos são compatíveis.


É um drama ? Não. Mas temos de ter noção que podemos e devemos dar mais. E poderíamos ter ajudado a equipa a segurar os três pontos duma forma mais consistente.
As soluções ? Em horário Champions será sempre 19:45 a dia de semana, não há volta a dar, enquanto não entrar em vigor a nova brincadeira da UEFA, Compete-nos a nós, adeptos, fazer um esforço (e no contexto actual português é um esforço, no qual temos de fazer constantemente uma definição de prioridades), mas também ao clube criar condições para que os adeptos possam vir. O Red Pass (Total neste caso) com prestações é uma delas. Os bilhetes a vulso e o pack são outra.

Viva o Benfica.

Rumo aos 8ºs.

3 comentários:

  1. Viva Tiago. Boa crónica. De facto, os bilhetes nem são muito caros. No entanto, custa não conseguir bilhete para determinado local por estar esgotado, e depois in loco, verificar que essa bancada está a 50%...
    E já agora, para um jogo com o Braga, a uma segunda-feira, colocarem os bilhetes mais baratos a 15,00 euros é no mínimo absurdo. Assim nem dos 30.000 passamos. Viva o Benfica! PL

    ResponderEliminar
  2. Todos esses critérios de análise são válidos, mas então e a diferença do poder económico dos benfiquistas para os adeptos ingleses e alemães, não conta para a comparação?

    ResponderEliminar
  3. Olá André, é a isso que me refiro com "e no contexto actual português é um esforço, no qual temos de fazer constantemente uma definição de prioridades".

    O adepto português, actualmente, para ir à bola tem de abdicar de muitas coisas.

    ResponderEliminar