segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Dynamo Kyev - Benfica: A surpreendente cidade de Kyi, Shchek, Khoryv e Lybid - Episódio (II)





O dia do jogo voltou a começar cedo. Havia mais uma volta para dar pela cidade que tanto nos tinha surpreendido na véspera!


Pequeno almoço tomado e dois de nós arrancámos novamente a pé. Uma íngreme subida em direcção à Casa das Químeras. A casa das Químeras é um edifício governamental cuja visibilidade está agora reduzida, o que é pena tratando-se de um dos edificios ex libris da cidade, contrapondo com todos os edifícios soviéticos que há na cidade.


Após as fotos possíveis, seguimos em direcção à Praça da Independência, onde já haviamos estado na véspera, pois era a partir daí que tinhamos um itinerário para visitar nesse dia. Após algumas fotos na Praça da Independência, tiradas em frente ao imponente Hotel Ukraine.






Da Praça da Independência, arrancámos rumo ao Monumento a Vladimir. Trata-se de uma estátua imponente, num miradouro junto ao rio, que se encontra algo degradada, pintada de vermelho, seguindo daí para o Mosteiro de St Michael. O Mosteiro de St Michael caracteriza-se por todas as cúpulas douradas. É extremamente imponente devido a isso pois, acreditem, não são apenas duas ou três. São mesmo muitas...



Após umas quantas fotos em frente à entrada principal do Mosteiro, e com outro mosteiro (o de Santa Sophia) à vista, fizemos um pequeno desvio para, pelo meio, irmos ver a Igreja de St Andrews. Numa praça junto a esta Igreja, em obras, encontrava-se um mercado de rua. Mas não era um mercado qualquer... Além dos ímans comprados, e da colectanea de cachecóis de clubes ucranianos que trouxe, havia para venda um tremendo espólio de relíquias do III Reich e da II Guerra Mundial. Mas relíquias originais! Algo que contado ninguém acredita, só mesmo visto. Se na véspera tinhamos estado num museu, ali estávamos literalmente noutro.

Após mais de meia hora a vermos todas a bancas da pequena feira, lá seguimos em direcçao ao Mosteiro de Santa Sophia. Também conhecido, mas não tanto como o Lavra, lá tirámos mais umas fotos antes de seguirmos em direcção à Golden Gate. A Golden Gate é a única porta que sobra da muralha da cidade. Não está no entanto intacta, e já foi submetida a obras de recuperação, o que levaram a algumas alterações em relação à original. É possível entrar na porta e subir à mesma, algo que não fizemos pois, a hora permitia que ainda fossemos ver a Opera, e assistir à segunda parte do Benfica na Uefa Youth League.




Golden Gate
Ópera

À chegada ao Estádio Valeriy Lobanovskiy, o Benfica perdia por 1-0. Na  segunda parte ainda houve um golo para cada lado sendo que já perto do final seguimos em direcção ao nosso hotel onde preparámos a ida para o grande jogo.



Dynamo vs SL Benfica - UEFA Youth League 


Assim que as portas abriram, arrancámos rumo ao Estádio em pequenos grupos de 2 ou 3 pessoas. Tudo decorreu tranquilamente e a entrada fez-se bem. No estádio, aí sim tivemos algum frio. Estar parado não ajuda, e à hora do jogo estava 1ºC. O Benfica ganhou 0-2, tendo sido extremamente eficaz e finalmente somou a sua primeira vitória na competição. Foi bom ? Foi óptimo!




Dynamo vs SL Benfica - UEFA Champions League


Após o jogo, esperámos cerca de 15 minutos. Voltámos então para o hotel, dando uma volta maior, como alinhavado antes, para evitar contratempos, e ficámos até às 3 da manhã no bar do hotel à espera do transfer.  Foi nessa altura que descobri que o hotel tinha um bar de strip! De facto em Kyiv vale tudo !



À hora combinada arrancámos então para o aeroporto. Dava-se então o regresso da 23ª viagem ao estrangeiro para ver o Benfica e acabou no sítio do costume. No 3º anel do Estádio da Luz a comer um fantástico Cozido à portuguesa, como se pede às quintas-feiras.



Viva o Benfica!

Sem comentários:

Enviar um comentário